Um dos maiores arquitetos da história do Brasil completaria hoje 102 anos. João Batista Vilanova Artistas nasceu em Curitiba, Paraná, e titulou-se engenheiro arquiteto pela Escola Politécnica de São Paulo em 1937. Desde aí trilhou uma carreira singular sempre vinculada à produção projetual, ao ensino e a militância política.
O "artista ignorante", como chamava a si mesmo, deixou um extenso legado arquitetônico, e além e através dele um conjunto de nobres ideias a respeito da arte, da realidade, da educação, da coletividade. Ideias que permeiam quase toda sua obra construída.
É próprio da criatividade artística ser rebelde em relação aos fatos tal como eles são, porque só essa rebeldia em relação aos fatos que vai justificar a proposta de uma realidade nova. —Vilanova Artigas
Confira os Clássicos da Arquitetura já publicados de Vilanova Artigas:
Clássicos da Arquitetura: Edifício Louveira / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi
Clássicos da Arquitetura: Segunda residência do arquiteto / Vilanova Artigas
Clássicos da Arquitetura: Santa Paula Iate Clube / Vilanova Artigas
Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Jaú / Vilanova Artigas
Clássicos da Arquitetura: Casa Niclewicz / Vilanova Artigas
31 A casa Niclewicz é um verdadeiro tesouro arquitetônico escondido em Curitiba. É reconfortante poder encontrar obra tão serena e receptiva numa época em que quase tudo é aparência sem substância, e predomina uma ideia equivocada de criatividade, resultando em objetos extravagantes, visualmente impactantes, mas culturalmente irrelevantes.
Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Londrina / Vilanova Artigas
25 Por Maria Augusta Pisani e Paulo Roberto Corrêa A proposta da estrutura materializa-se por meio de um conjunto de cascas de concreto com doze centímetros de espessura. Tal dimensionamento, além de propiciar uma leveza estrutural e visual para o conjunto, explorando os recursos tecnológicos do concreto armado de forma inovadora, objetivava também consumir uma quantidade mínima de material.
Clássicos da Arquitetura: Anhembi Tênis Clube / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi
As estruturas porticadas desta obra dão seguimento a idéias exploradas nos Ginásios de Itanhaém e Guarulhos, mas aqui com um porte e complexidade estrutural e formal muito mais amplo, onde o desenho do pórtico em elaboração e tridimensionalidade.